Participe

quinta-feira, 10 de março de 2011

EU NÃO ABRO MÃO DO TEU AMOR- JOÃO 3:1-16



PARTE I


EU NÃO ABRO MÃO DO TEU AMOR
JOÃO 3:1-16 – RETIRO 2011 – PARTE I


Falar sobre o amor de Deus é o porquê de estarmos tão ligados a este amor, é um assunto maravilhoso. A medida do amor de Deus por nós se demonstra em duas coisas: Uma é o grau de seu sacrifício em nos salvar do pecado. A outra  é o quanto não merecemos o que Ele fez por nós. A conversa mais famosa da Bíblia retrata este imenso amor. O amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Um amor pra salvar pecadores que não merecem. Um amor que se entregou e sofreu. Um amor que transforma. Que traz  recompensa, alegria e paz.

Então, se vai falar de amor, temos que partir do que Deus fez por nós  e não do que faço por Ele. É assim que acaremos os motivos pelos ande amor. Quais não abrimos  mão de tão grande amor.


MOTIVOS PELOS QUAIS NÃO HÁ COMO ABRIR MÃO DO AMOR DE DEUS


1.       Porque este amor gera Nova Vida – Vs. 3-8


Era preciso uma nova vida para restaurar o nosso amor por Deus. Nicodemos tinha uma filosofia de vida: “Dê o melhor para Deus, e Deus fará o resto”. A resposta de Jesus foi: “O melhor que você tem não serve para nada. Suas obras não funcionam. Seus melhores resultados não significam nada. Se você não nascer de novo, nem poderá ver o que Deus é capaz de fazer”. Nascer de Novo? Nascimento por definição é um ato passivo. A criança no ventre em Nanda contribui para o parto. A mãe é quem paga o preço do nascimento.  Jesus está dizendo que o renascimento espiritual requer o Pai ou a mãe e não uma criança capaz. Leia o texto, a palavra “de novo” na língua grega oferece duas opções:


PALIN – que significa a repetição de um ato, refazer o que foi feito antes;


ANOTHEN - que descreve um ato repetitivo as exige que a fonte original o repita. Significa “do alto”. Ou seja, aquele que fez o trabalho da primeira vez o faz novamente. Está é a palavra que Jesus escolheu.

Sim, para que viéssemos amá-lo precisaríamos ter nascido outra vez. Lembra-se de como fomos formados? No ultimo dia da criação, disse Deus: “Façamos o homem á nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gênesis 1:26). Então, Ele terminou Seu trabalho com um “toque pessoal”. Deus formou o homem do pó deu a ele vida, compartilhando de Seu próprio fôlego (Gênesis 2:7). Desta forma, o homem é único dentre toda a criação de Deus, tendo uma parte material (corpo) como uma imaterial (alma/espírito).


1.1    - O homem recebeu uma mente para ouvir e entender a comunicação de Deus com ele, para pensar sobre o que Deus lhe dissesse, para aprender sobre o verdadeiro caráter de Deus e para comunicar-se com Deus; Sl 119:73.


1.2     - O homem recebeu emoção para corresponder a Deus por amor e devoção. Jeremias 31:3 Há muito que o SENHOR me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atrai. I João 4:10 Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados;


1.3     - O homem recebeu vontade própria para que pudesse escolher cumprir os planos de Deus, não como um “ROBÔ”,  mas como alguém que ouve o que Deus diz, ama-o e escolhe obedecer-lhe. Mas como sabemos Adão e Eva não acreditaram neste amor e trouxe a morte como pagamento, sobre se e a humanidade a Ira de Deus. Somente o Criador original poderia recriar a sua criação. Isto é o que Jesus descreve a Nicodemos: Nascer – Deus faz o esforço; De novo – Deus restaura a Beleza.


O amor de Deus é tão grande que para que viéssemos amá-lo era preciso que houvesse uma restauração do próprio Deus em nós. Sem esta restauração seria impossível ( João 3:7,8)

Isto surpreendeu a Nicodemos, e por incrível que parece ainda surpreende muita gente. Isto não é algo que você possa analisar ou esforçar-se para construir. Envolve o sobrenatural – a obra de Deus dentro de uma pessoa. Para, que viéssemos amá-lo era preciso uma limpeza interior. Uma renovação feita pelo Espírito de Deus, que hoje habita em nós. Nicodemos pré ser renovado, precisava de um milagre, precisava do sopro do Espírito de Deus assim como Adão. Assim como nós.  Em nós.



CONCLUSÃO: Diante do que vimos hoje, você sabe por que não abrimos mão deste amor?
  • 1.       Porque Deus nos amou primeiro
  • 2.       Porque Ele nos fez seus filhos
  • 3.       Ele renovou a sua aliança
  • 4.       Porque Ele fez um milagre
  • 5.       Porque era preciso que Ele habitasse. Porque Dele, por meio Dele e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois seja a gloria para sempre amém.



Pr. Ricardo – IEC Arcoverde – Mensagem do Retiro 2011 – Cidade Tacaimbó-PE  - 5,6,7,8 de Março de 2011. Acesse  o site: O Orkut: Pr. Rogério Vidal e Amigos - Veja as fotos






EU NÃO ABRO MÃO DO TEU AMOR
JOÃO 3:14,15 – RETIRO 2011 – PARTE II


II – Porque este amor é incondicional e imensurável João 3: 14, 15.


À medida que o foco da conversa foi mudando para a obra do Espírito Santo, o dialogo tornou-se mais intenso.  Como Nicodemos era um estudioso de Moises, Jesus fez uma reflexão sobre Números 21 para fazer uma analogia sobre o plano e amor de Deus nestas . Há um veneno que era preciso ser retirado, o pecado. A lei de Deus exige: “Amaras... o Senhor teu Deus de todo o coração, de toda a tua alma e de toda a tua força”. Porem temos amado mais a outras coisas. O pecado é isso – desonrar a Deus pela preferência de outras coisas, e agir com base nestas preferências.


Vamos fazer um exercício tendo como pano de fundo apenas quatro padrões extraído dos dez mandamentos. Os candidatos ao céu e a este amor devem ter boas pontuação nas leis básicas de Deus, vocês concordam? Êxodo 20.

2.1 - Não furtaras v.15 – Você já furtou alguma coisa? Um lugar de alguém na fila do SUS? Lugar de estacionamento? Planos? Sonhos?

2.2 – Não dirás falso testemunho v.16 – Aqueles que dizem que não mentem acabaram de mentir;


2.3 – Não adulteraras v.14 – Jesus disse que se você olhar para uma mulher para cobiçar já adulterou em seu coração. Adulterou notas? Colou provas? Pagou a alguém no DETRAN para tirar sua habilitação?


2.4 – Não mataras v.13 – Antes de alegar inocência, lembre-se que Jesus compara o assassino com a ira “Qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão será réu de juízo” (Mt. 5:22). Assassinamos varias pessoas quando estamos estressados, revoltados, irados com  alguém ou alguma coisa.


E isto então é um crime ao crime ao Criador do Universo. E como Deus e Justo e Santo, exige a morte Como pagamento. Foi assim com os israelitas que pecaram contra Deus no deserto. Mas nosso Deus é amoroso, Eles não se contem em demonstrar a sua ira. Com grande compaixão deu ordens a Moises: Faça uma serpente de bronze e coloque-a num poste de modo que, todo aquele que for mordido possa olhar para ela”. Assim que a pessoa visse a serpente, o veneno em seu corpo perderia o efeito. O plano funcionou como Deus havia prometido. Jesus então conclui a Nicodemos: E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.


Assim Deus envia seu próprio filho para absorver a sua ira e carregar a maldição no lugar de todos os que confiam Nele. Hyper – significa “no lugar de” ou “em nome de”. E os escritores do Novo Testamento recorreram repetidas vezes a esta preposição para descrever a obra de Cristo em nosso favor. Galatas 3:13; I Corintios 15:3; Galatas 1:4; João 10:11; Lucas 22:19; Lucas 22:20. Peço desculpas por ser um pouco exagerado com esta preposição (hyper) mas ela é crucial. Cristo trocou de coração com você. Sim! Nosso coração que consistia em furtar, mentir, adulterar, matar, etc. Um coração envenenado. Ele pôs em si mesmo o coração que você tinha e pediu que Deus o castigasse. “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.” Esse é o significado da palavra    PROPICIAÇÃO.  Refere-se à remoção da ira de Deus por prover um substituto.


O próprio Deus oferece o substituto. Jesus não apenas cancela a ira; Ele absorve-a e desvia de nós para si mesmo.  A ira de é justa, e foi executada, não retirada. Jesus pagou o preço completo de nosso pecado – seja passado, presente e futuro. Quando foi levantado naquela cruz, satisfez completamente as exigências de um Deus Santo que disser que o pecado deveria ser punido. Ao olhar para Jesus, o veneno do pecado perde seu efeito, e nós não precisamos sofrer a morte eterna. Todo aquele que crer em Jesus recebera deste amor, participara de seu Reino e desfrutara eternamente da abundancia deste amor.


CONCLUSÃO:


 Porque não abro mão deste amor?


Porque Deus nos deu Jesus para ser nosso substituto na cruz. S, embora enfermos, Embora saudável Jesus Levou sobre si as nossas enfermidade, embora enfermos, nós que aceitamos a oferta (Jesus) de Deus, somos declarados saudáveis. Mais do que perdoados, somos declarados inocentes.

1.       A Cruz não foi um acidente na vida de Cristo. Ele não foi para a cruz pela trama dos judeus, pela traição de Judas, pela maldade de Anás e Caifás, pela covardia  dia de Pilatos, pela gritaria insana dos Judeus, pela crueldade dos soldados. Ele foi a cruz por um plano  eterno do Pai. Ele saia que estava indo para a cruz. Ele sabia que sua hora tinha chegado. A despeito do conhecimento de seu sofrimento atrás e de sua morte horrenda, Ele continua amando os seus discípulos até o fim.


2.       Mesmo sabendo que os seus discípulos o abalonariam vergonhosamente em poucas horas, deixando-o nas mãos dos pecadores. Mesmo sabendo que Judas o trairia que Pedro o negaria e que os  outros se dispersariam, Jesus continua amando os seus discípulos até o fim.


3.       Jesus amou-nos ao ponto de deixar a glória, entrar no mundo, se fazer carne, tornar-se pobre, ser perseguido, odiado, zombado, cuspido, pregado numa cruz, carregando sobre o seu corpo no madeiro os nossos pecados e morrer por nós em uma rude cruz. Esse é um amor imenso, eterno, infinito. Nenhum pregador jamais pode pregar completamente esse amor. Nenhum escritor jamais pode descrever completamente esse amor. Nenhum poeta jamais conseguiu descrever esse amor. Se todos os mares fossem tinta/ E todas as nuvens fossem papel/ Se todas as arvores fossem pena/ e todos os homens escrivãs/ Nem mesmo assim se poderia descrever o amor de cristo. Seu amor excede todo o entendimento.

4.       O principal dos pecadores pode vir a ele com ousadia e confiar no seu perdão. Jesus se deleita em receber pecadores. Jesus não nos lança fora por causa dos nossos fracassos. Ele jamais nos rejeita por causa da nossa fraqueza. Aqueles a quem ele ama desde o principio, ele ama até o fim. Aquele que vem a ele jamais ele lança fora.

Pr. Ricardo – IEC Arcoverde – Mensagem do Retiro 2011 – Cidade Tacaimbó-PE  - 5,6,7,8 de Março de 2011. Acesse  o site: O Orkut: Pr. Rogério Vidal e Amigos - Veja as fotos



EU NÃO ABRO MÃO DO TEU AMOR
JOÃO 3:16 – RETIRO 2011 – PARTE III



III Porque este amor nos deu uma gloriosa Recompensa João 3:16; Isaias 53:10-12


Tendo livrado a mente de Nicodemos de falsa idéias, teológica ruim e orgulho, e tendo dado uma nova dimensão seu pensamento, Jesus apresenta uma declaração clara e direta de sua missão.


3.1 – Jesus venceu a morte.


·         Jesus venceu a morte. Ele tirou o aguilhão da morte. Ele matou a morte. A morte agora não tem a última palavra. Tragada foi a morte pela vitoria. V. 10


·         Ele Ressurgiu. Ele está vivo. Ele venceu a morte. Ele rompeu os grilhões da morte. Ele abriu o túmulo de dentro para fora. Ele conquistou para nós imortalidade. Aleluia!

3.2 – Jesus remiu um povo para Deus VS. 11-12


·         Ele nos comprou com seu sangue. Ele tirou-nos da maldição, da escravidão, do império das trevas, da potestade de Satanás, do jugo do pecado. Agora somos livres, somos filhos de Deus.

·         Agora temos a justificação. Somos perdoados. Temos toda a justiça de Cristo em nossa conta.


·         Agora somos filhos, herdeiros, adotados na família de Deus!


3.3 – Jesus chama um povo para si – VS. 11,12


·         A recompensa de Jesus é VOÇÊ. É seu arrependimento. É sua volta para ele. E sua conversão. Rejeitar Jesus é crucificá-lo de novo. È cuspir no seu rosto outra vez. Recebê-lo tra-lhe alegria Cristo suportou tudo para conquistar você Ele ama você. Você é sua recompensa.

·         Hoje, o Pai quer lhe trazer a Jesus, para alegria de Jesus, para celebração de uma festa no céu!

CONCLUSÃO:


Eu não abro mão do teu amor por que:


·         O cristão é conhecido pelo amor. Sem amor nossa ortodoxia é deficiente. A Igreja de Efésio era ortodoxa, zelava pela doutrina verdadeira, ao mesmo tempo em que repudiava os falsos apostolou e suas heresias, mas falhou ao abandonar o seu primeiro amor. Jesus elogiou a firmeza doutrinaria da igreja de Efésios, mas a representação pela sua falta de amor.


·         O amor é mais importante do que o conhecimento. A igreja de corinto, influenciada pela cultura grega dava mais importância ao saber do que ao amor. O apostolo, então, ensina a igreja que o conhecimento ensoberbece, mas o amor edifica (1 Co 8:1-4). O amor é mais importante que os dons espirituais. O apostolo Paulo adverte que ainda que eu tenha o dom de variedade de línguas, de profecia, de conhecimento e de fé, se eu não tiver amor, minha vida só produz barulho e nada será (I Co. 13:1-3)


·         O amor é mais importante do que as mais importantes virtudes cristãs. No mesmo capitulo 13 da carta aos Coríntios, Paulo diz: “Agora, pois permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porem o maior destes é o amor”. Fé e esperança são elementos fundamentais do cristianismo. Mas só o amor é transcendente e vai morar no céu. No céu não precisaremos mais de fé nem mesmo de esperança, pois lá veremos ao Senhor face a face e, apropriar-nos-emos da bem-aventurança eterna. Mas, o amor há de marcar o clima e as relações no céu.


·         O amor é o principal de todos os mandamentos. Jesus disse que o maior de todos os mandamentos é amar a Deus e ao próximo como a nós mesmo (Mc. 12: 28-31). O apostolo João nos ensina, porém, que não podemos amar a Deus a quem não vemos se não amamos os irmãos a quem vemos (I Jo. 4:20). Aquele  que não ama está nas trevas e nunca viu a Deus, pois Deus é amor. O amor é o cumprimento da lei. A essência dos dez mandamentos é amar a Deus e ao próximo. Quem ama procura agradar a pessoa amada. Jesus disse que aquele que o ama obedece aos seus mandamentos.


·         O amor sempre busca a promoção do outro. O apostolo Paulo diz: “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns ao outros”. (Rm. 12:10). O Amor não visa seus próprios interesses. Ele não é egocentralizado, mas outrocentralizado. Jesus disse que somos conhecidos como seus discipulos pelo amor. “Novo mandamento vos dá: que vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns pelos outros” (Jo. 13: 34,35).


·         Amar o próximo era um mandamento antigo, mas agora um novo sentido e uma nova amplitude. Devemos amar como Cristo nos amou. Ele nos amou mais do que a si mesmo. Ele nos amou e deu sua vida por nós. Ele amou-nos sacrificialmente. Quem ama se entrega. Deus nos amou e deu-nos seu único filho (Jo. 3:16). Ele não poupou o seu próprio filho, antes por todos nós o entregou (Rm. 8:32). Agora, devemos, também, dar a nossa vida pelos nossos irmãos (I Jo. 3:16). Que Deus  nos ajude a sermos uma comunidade conhecida pelo amor. Que o amor de Deus seja visto e conhecido nesta igreja a através desta igreja. Que aqueles que convivem conosco possam ser confortados pelo nosso amor.


Pr. Ricardo – IEC Arcoverde – Mensagem do Retiro 2011 – Cidade Tacaimbó-PE  - 5,6,7,8 de Março de 2011. Acesse  o site: O Orkut: Pr. Rogério Vidal e Amigos - Vejas as fotos


Nenhum comentário:

Oferta***************&&&&&&%%%

POR FAVOR NÃO DEIXE DE MANDAR SUA CONTRIBUIÇÃO - Banco Bradesco Agencia xxxxxxxx C/P:xxxxxxx Nome: Luisss Maxx@88#3##3#*****rio Gomes Neves