Cidade de Pesqueira -PE.
Estivemos na cidade de Pesqueira - PE, conhecendo o local juntamente com a diretoria da 20º RA (Região Administrativa) Onde vai ser o palco de uma grande Cruzada de Evangelização, no dia 16 de Abril de 2011. Pesqueira é uma terra prospera, apesar das dificuldades espirituais que encontramos, devido a Idolatria que é muito forte, e as dificuldades que também constatamos entre os Índios de Xucuru.
HISTÓRIA DE PESQUEIRA: A história de Pesqueira começa em fins de 1659 ou início de 1660 com a fundação de uma missão da Congregação do Oratório pelo padre João Duarte do Sacramento. Tal missão fora fundada junto à tribo cariri de nome Xukuru, que habitava a serra do Ororubá (ou Urubá, ou até Ararobá, como aparece nos registros mais antigos). O local foi batizado pelo padre de Monte Alegre, que depois se tornou Cimbres e fora elevada à categoria de vila em 1762. A partir de 1799 uma fazenda começou a ser instalada ao pé da serra por Manoel José de Siqueira. Em 1800 a fazenda recebeu o nome de "Poço Pesqueiro" (ou "da Pesqueira", não se sabe ao certo) e começou a progredir com rapidez. Tanto que a 13 de maio de 1836 Poço Pesqueiro já era uma povoação vistosa e fora elevada a vila com o simplório nome de "Pesqueira". Junto com a elevação a vila, Pesqueira recebeu a sede do Município de Cimbres (que no alto da serra já não era tão viável para assuntos políticos e o comércio). Depois disso a cidade progrediu como nenhum outro lugar do sertão, devido à instalação de fábricas de doces e beneficiamento de tomate. Em 1880 a vila foi elevada a cidade com o nome de "Santa Águeda de Pesqueira", que não vingou e recebeu o nome de "Pesqueira". A vila de Cimbres foi a ela anexada e, juntas, Cimbres e Pesqueira formaram o Município de Cimbres até 1913, quando "Pesqueira" passou definitivamente a ser o nome do município, passando a antiga sede a mero distrito.
GEOGRAFIA:Localiza-se a uma latitude 08º21'28" sul e a uma longitude 36º41'45" oeste, estando a uma altitude de 654 metros. Sua população, segundo censo de 2007 é de 61.337 habitantes. Possui uma área de 1036,45 km². Administrativamente, o município é formado pelo distrito sede e pelos povoados de Cimbres, Mimoso, Mutuca, Papagaio, Salobro, Ipanema, Cajueiro, Beira Mar, Capim de Planta e Cacimbão.
POVOS INDÍGENAS: Na Serra do Ororubá vivem os índios Xukuru, em 24 aldeias, com uma população de 9.000 índios[7]. A terra indígena, homologada em 2001, ocupa uma área de 27,5 mil hectares, onde os índios desenvolvem atividades agrícolas e bordados tipo renascença.
Além disto, no núcleo urbano de Pesqueira, habitam aproximadamente 200 famílias indígenas, sobretudo no bairro Xukurus. A tribo dos Paratiós foi extinta e dela quase não há registros.
Pr. Luis Mário (Pastor Local)
Pr. Ricardo Barreto (Pastor de Arcoverde)
Pr. Luiz Nivaldo (Pastor de Belo Jardim)
Estivemos reunidos na casa do Pr. Mário.
A Igreja Congregacional em Pesqueira
( Ainda campo missionário).
O Pr. Luis Mário é o pastor da Igreja Congregacional em Pesqueira, muitas são as dificuldades no campo, mas Deus tem abençoado a obra em Pesqueira, e esperamos em Deus que esta obra vai crescer em nome de Jesus. Estaremos contando com várias caravanas da região: Caruaru; Stª Cruz do Capibaribe; Belo Jardim; Arcoverde; Recife; Olinda.
Programação: Chegada: 9:00hs. - Pela manhã uma reunião com todos presentes: Federação das mulheres; Federação de Jovens; A diretoria da Junta. A tarde o almoço por volta das 12:30h.(Lembrado que o almoço custa 7,00 reais, incluso já a janta da noite); Depois um breve descanso e as 15:00hs. A passeata pelas ruas de Pesqueira, com carro de som louvor, faixas. As 17:00hs. O banho, jantar e as 18:30 a cruzada com uma mensagem de arrependimento.
E 19:30 Retornar para suas cidades.
E 19:30 Retornar para suas cidades.
Escola Municipal Antonio Artur
Local da Reunião e concentração das caravanas
Local da Reunião e concentração das caravanas
Nenhum comentário:
Postar um comentário